Colégio Martin Luther

06 mar

Atletas da Avates são avaliadas

Na última semana, as atletas da equipe Languiru/Martin Luther/Avates, realizaram avaliações físico-funcionais nas dependências da clínica-escola do curso de fisioterapia da Univates. As avaliações tiveram como objetivo principal oferecer dados que possam auxiliar um melhor planejamento do trabalho da equipe, buscando a prevenção de possíveis lesões e, até mesmo, a melhora da performance das atletas. “Os resultados obtidos por meio das avaliações possibilitarão um acréscimo na qualidade dos trabalhos realizados na preparação física das equipes, uma vez que teremos dados que nos mostrarão as necessidades individuais das atletas tanto para alcançarem melhor performance quanto para a prevenir possíveis lesões”, comentou o preparador físico da equipe, Alexandre Joanella.

As avaliações foram coordenadas e supervisionadas pelos professores Eduardo Sehnem, do curso de fisioterapia e Rodrigo Rother, coordenador técnico das equipes Languiru/Martin Luther/Avates e professor do curso de educação física, ambos da Univates e realizadas por acadêmicos de educação física e fisioterapia da instituição, que aproveitaram o momento para aprender ainda mais sobre as avaliações realizadas e como elas podem ser utilizadas nos demais espaços de atuação profissional dessas áreas. “As atividades de avaliação de atletas no período de pré-temporada bem como intertemporada são uma grande oportunidade para nossos estudantes. A partir destas práticas, os alunos dos cursos têm a oportunidade de acompanhar na prática a execução de testes de performance que são importantes para o planejamento das ações da comissão técnica. Além disso, os estudantes têm a possibilidade de discutir cientificamente os dados obtidos, com vistas à produção científica, aprofundando os saberes na área. A Universidade aproxima-se da realidade local, e pode contribuir para o desenvolvimento da mesma”, avaliou Eduardo Sehnem.

A Avates agradece ao professor Eduardo, aos acadêmicos voluntários e a Clínica-escola da Fisioterapia da Univates pela acolhida e pela viabilização dessas avaliações. Além da parceria existente entre as equipes da Languiru/ Martin Luther/ Avates e a Univates, as equipes contam com o apoio de Cooperativa Languiru, Benoit, Prefeitura de Estrela, Docile, Loja Show dos Esportes, Clínica de Fisioterapia Espaço e Saúde e Nutricionista Nádia Rigobello.