Colégio Martin Luther

O CML Integral tem uma proposta pensada para que os alunos possam realizar suas tarefas escolares, participar das escolinhas e, principalmente, para brincar construindo momentos prazerosos e de troca de experiências.

Buscando sempre qualificar nossas ações e propostas, o objetivo é proporcionar um espaço prazeroso e alegre, que contemple as necessidades de todos: estudante, escola e família.

O CML Integral é oferecido aos alunos de Educação Infantil, a partir do Jardim A, até o 6º ano Ensino Fundamental. É oportunizado aos alunos a participação em atividades extraclasse no turno inverso, e de atividades pedagógicas com professores especialistas em diferentes escolinhas. O pai ou responsável tem a facilidade de escolher quantos e quais dias da semana o filho participará do Turno Integral, conforme a rotina da família (de 2 a 5 dias). Além das escolinhas, a programação oferece almoço, horários de lazer e descanso , estudos orientados, entre outros.

Projetos Pedagógicos

CML LEIA

Qual a importância da leitura no desenvolvimento humano? Por que devemos incentivá-la? Monteiro Lobato faz-nos refletir: “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”. Nessa pequena citação, nos deparamos com a grandiosidade do ato de ler.

A leitura tem o poder de levar o indivíduo a compreender e a interpretar o ser social e de realizar a leitura do mundo, ou seja, a habilidade e a criticidade de construir posicionamentos, opiniões, valores e até a construção da própria identidade.

Com base nesse viés, o Colégio Martin Luther, desde a Educação infantil até o Ensino Médio, desenvolve o projeto “CML LEIA”, o qual promove e incentiva o gosto pela leitura e pelos estudos.

Dentro desse projeto, está o evento intitulado “Café Literário”, que ocorre anualmente como culminância de uma série de atividades realizadas na Educação Infantil até o Ensino Fundamental I, explorando e leitura numa perspectiva lúdica, interdisciplinar e também como um momento de troca de experiências entre pais, alunos e comunidade escolar.

No Ensino Fundamental II, o objetivo da leitura é desenvolver as habilidades de concentração e conhecimento de realidades diferentes daquelas que o aluno vivencia. Assim, em cada trimestre há as leituras obrigatórias, que desenvolvem a leitura de modo individual e ao mesmo tempo integram esta leitura ao contexto social através de rodas de conversa, seminários, dramatizações, entre outras atividades organizadas para explorar a temática dos livros.

No Ensino Médio, o Projeto de Leitura é realizado de modo interdisciplinar durante uma semana, com as turmas do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Ocorre uma pausa nos conteúdos específicos, e os alunos têm uma semana inteira para ler um livro previamente selecionado pelo grupo de professores. A partir da obra, realizam-se atividades interdisciplinares que visam conectar o livro com situações práticas que envolvem o cotidiano do aluno.

O projeto do Ensino Médio iniciou em 2012 e a cada ano tem proporcionado momentos enriquecedores e inesquecíveis para alunos e professores. Alguns dos livros lidos no decorrer dos anos foram: A Origem das Espécies, de Charles Darwin; Como vejo o mundo, de Albert Einstein;  O Diário de Anne Frank; e Não há tempo a perder, de Amyr Klink.

CML Investiga

O Colégio Martin Luther acredita que a pesquisa é um instrumento necessário para instigar o aluno a entender o mundo. Na iniciação científica, o estudante aprende a interrogar-se, a formular hipóteses, aprende a realizar experimentos para testar suas ideias e a examinar contradições.

O Projeto CML investiga surgiu para consolidar o espaço da ciência e de todas as possibilidades que ela traz para os alunos desde a Educação Infantil até as turmas do Ensino Médio.

Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, o enfoque é nas aulas práticas para que os alunos possam colocar as aprendizagens da sala de aula em prática através de experimentações e assim, despertar desde pequenos, o gosto pelo fazer científico.

Acreditando que, sempre que o aluno é desafiado a produzir algo, ele demonstra maior envolvimento e motivação, os alunos do Ensino Fundamental II são desafiados, a partir de um tema gerador por turma, a produzir uma pesquisa baseada em um questionamento. Os professores orientadores acompanham o desenvolvimento das etapas científicas de cada projeto, dialogando com os alunos sobre os caminhos da pesquisa. Atualmente, os alunos do Ensino Médio escolhem, em grupos, sua linha de pesquisa, tendo a oportunidade de se aprofundar nos temas de seu maior interesse.

O Projeto CML Investiga tem como culminância a Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica. As pesquisas concluídas são submetidas a uma banca de professores, e o evento é aberto à comunidade escolar e às escolas da região.

O sucesso do projeto se traduz no envolvimento e na dedicação dos alunos e professores na realização das pesquisas. Também reforçamos a parceria das famílias que vibram com as produções de seus filhos

Projeto Humano

O Colégio Martin Luther tem compromisso com a formação integral do aluno, visando ao desenvolvimento de competências a partir das diversas áreas do conhecimento, oportunizando vivências, resgate de valores, solidariedade, respeito e responsabilidade.

O Ensino Fundamental I desenvolve o Projeto Humano ”O Eu, O Outro, O Nós”, oportunizando ao educando ações diárias e situações que o levem a desenvolver relações de amizade, coleguismo e partilha, como também respeito pela opinião do outro.

No Ensino Fundamental II e no Médio, as reflexões surgem a partir do lema. Uma das atividades é o Projeto Ninho Solidário. Os alunos do 9º ano arrecadam donativos para pacientes do Asilo Pella Bethânia e, próximo à Páscoa, quando visitam a instituição, entregam os donativos e passam um turno interagindo com eles através da música, do tetro e de conversa.