No decorrer do ano letivo, são trabalhados 2 grandes projetos envolvendo todos os alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, dentro da compreensão de cada faixa etária.
CML Leia
Qual a importância da leitura no desenvolvimento humano? Por que devemos incentivá-la? Monteiro Lobato faz-nos refletir: “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”. Nessa pequena citação, nos deparamos com a grandiosidade do ato de ler. A leitura tem o poder de levar o indivíduo a compreender e a interpretar o ser social e de realizar a leitura do mundo, ou seja, a habilidade e a criticidade de construir posicionamentos, opiniões, valores e até a construção da própria identidade.
Com base nesse viés, o Colégio Martin Luther, desde a Educação infantil até o Ensino Médio, desenvolve o projeto “CML LEIA”, o qual promove e incentiva o gosto pela leitura e pelos estudos.
Dentro desse projeto, está o evento intitulado “Café Literário”, que ocorre anualmente como culminância de uma série de atividades realizadas na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II.
Na Educação Infantil e Ensino Fundamental I o projeto explora e leitura numa perspectiva lúdica, interdisciplinar e também como um momento de troca de experiências entre pais, alunos e comunidade escolar.
No Ensino Fundamental II, o objetivo da leitura é desenvolver as habilidades de concentração e conhecimento de realidades diferentes daquelas que o aluno vivencia. Assim, em cada trimestre há as leituras obrigatórias, que desenvolvem a leitura de modo individual e ao mesmo tempo integram esta leitura ao contexto social através de rodas de conversa, seminários, dramatizações, entre outras atividades organizadas para explorar a temática dos livros.
CML Investiga
O Colégio Martin Luther acredita que a pesquisa é um instrumento necessário para instigar o aluno a entender o mundo. Na iniciação científica, o estudante aprende a interrogar, formular hipóteses, aprende a realizar experimentos para testar suas ideias.
O Projeto CML Investiga surgiu para consolidar o espaço da ciência e das possibilidades que ela traz para os alunos desde a Educação Infantil até as turmas do Ensino Médio.
Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, o enfoque acontece em aulas práticas para que os alunos possam testar as aprendizagens da sala de aula através de experimentações e assim, despertar desde pequenos, o gosto pelo fazer científico.
Acreditando que, sempre que o aluno é desafiado a produzir algo, ele demonstra maior envolvimento e motivação, os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio são desafiados, a partir de um tema, a produzir uma pesquisa baseada em um questionamento. Os professores orientadores acompanham o desenvolvimento das etapas científicas de cada projeto, dialogando com os alunos sobre os caminhos da pesquisa.
O Projeto CML Investiga tem como culminância a Mostra de Trabalhos de Iniciação Científica. As pesquisas concluídas são submetidas a uma banca de professores, e o evento é aberto à comunidade escolar. O sucesso do projeto se traduz no envolvimento e na dedicação dos alunos e professores na realização das pesquisas. Também reforçamos a parceria das famílias que vibram com as produções de seus filhos.