Colégio Martin Luther

30 out

Projeto Estrela estimula cidadania e civismo

Conhecer bem o município onde mora, identificando sua geografia, sua economia, bem como sua política, faz com que cada morador de determinada cidade sinta-se um cidadão mais completo e participante. Com essa premissa, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Martin Luther estão realizando muitas descobertas e conhecimento. Eles participam do Projeto Estrela, realizado pelo CML há alguns anos.

O projeto é divido em duas etapas. Na primeira, que aconteceu no primeiro semestre do ano, as crianças visitaram os 13 bairros do município, passando pelo Porto Fluvial. Também tiveram a oportunidade de visitar o gabinete do Prefeito e a Câmara de Vereadores. “Assim, eles complementam o estudo sobre os Três Poderes”, explicou a professora Raquel Cristina da Costa.

foto 2 (1)

 

Na segunda etapa, ocorrida nesta última semana, os alunos realizaram uma viagem de estudos para os distritos e municípios vizinhos de Estrela, depois de terem aprendido sobre os meios rural e urbano, os limites do município e sobre a agricultura e a pecuária. “Chegou a hora de visitarmos os lugares estudados” salientou a professora. Eles estiveram na escola do distrito de Delfina, depois em Glória, conhecendo o túmulo de Menna Barreto, fundador de Estrela; em Bom Retiro do Sul, na barragem eclusa, em Colinas; numa caminhada nos trilhos de trem; em Imigrante, visitando a Metalúrgica Hassmann, o Cactário e Convento São Boaventura, e finalizando em Costão, na empresa Sirlei Chocolates. “Essa fase é muito importante para que eles compreendam toda a dimensão do projeto, pois é na prática, com espírito investigativo, que os conteúdos podem ser melhores fixados”, garantiu Raquel.

Para os alunos do 4º ano, além de todo aprendizado no decorrer do ano, ficam também os momentos de descoberta, companheirismo e descontração propiciados pelo Projeto Estrela.

foto 5