Colégio Martin Luther

10 fev

Volte às aulas com atitudes positivas

As aulas estão começando e já é preciso preparar-se para enfrentar toda a maratona de atividades que o ano escolar exige. Assim, reunimos dez atitudes importantes para sala de aula que ajudarão você  durante todo o período letivo. Vamos lá?

TENHA FOCO. Pode parecer óbvio pedir a um aluno que ele mantenha o foco, mas muitas vezes os estudantes simplesmente não sabem como fazer isso. Para evitar distrações, evite ficar olhando para a janela, para a porta ou mesmo para o que seus colegas estão fazendo. Concentre-se nas suas tarefas.

SEJA SÉRIO. Leve os seus estudos a sério. Tenha em mente que você está na escola por um motivo e que esse motivo é aprender. Não invente desculpas para faltar ou mesmo para escapar das aulas, como se fingir de doente ou dizer ao professor que precisa urgentemente ir ao banheiro.

QUESTIONE. Nunca vá para casa com uma dúvida. Se você não está entendendo algo relacionado à matéria, pergunte. Nunca considere uma dúvida como sem importância. Lembre-se de que por mais boba que uma pergunta pareça, ela pode ser a dúvida de outros colegas de sala.

SEJA RESPEITOSO. Evite interromper os professores ou colegas e quando quiser fazer alguma pergunta ou observação, levante a mão antes de fazê-lo. É claro que você tem direito de se expressar em sala de aula, mas procure respeitar os outros estudantes, eles também têm esse direito.

SEJA CONSCIENTE. A sala de aula não foi criada para que os estudantes vivam uma espécie de regime militar, no qual os alunos estão proibidos de conversar ou sequer olhar pro lado. No entanto, você também não deve aproveitar a liberdade que tem e passar a aula inteira rindo, conversando e se virando para trás ou para os lados. Isso atrapalha a concentração do seu professor e dos seus colegas.

COPIE A MATÉRIA. Pode parecer a dica mais óbvia de todos os tempos, mas se o professor está escrevendo-a  no quadro, provavelmente ela não está presente nos livros de referência que vocês utilizam em sala. Não perca tempo com as famosas perguntas do tipo “é para copiar?”. Pense que se não houvesse essa necessidade, o seu professor não perderia tempo colocando essas informações no quadro.

PRESTE ATENÇÃO. Outra dica aparentemente desnecessária, mas que é seguida por pouquíssimos alunos. A explicação do professor é o momento que você tem para compreender melhor os conceitos abordados no material de estudo e sanar as suas dúvidas. Portanto, essa não é a melhor hora para desenhar, rabiscar o caderno dos amigos ou mandar bilhetinhos.

FAÇA OS SEUS DEVERES. Pode parecer chato e sem utilidade, mas os deveres de casa têm como objetivo fixar o conteúdo estudado durante a aula. Portanto, leve-os a sério. Fazer as suas tarefas de qualquer jeito não vai ajudar você a entender a matéria estudada e você pode sentir falta disso na hora da prova.

ESTUDE EM SALA. Os exercícios pedidos pelos professores em sala de aula devem ser feitos lá. Não fique enrolando e esperando apenas pela correção, dedique-se, tente resolver os problemas propostos e conte com a ajuda do seu professor. Da mesma maneira, leve a sério a correção.

ESTUDE PARA AS PROVAS. Você pode ser um excelente aluno, que realiza todas as tarefas e presta atenção em todas as explicações, mas se não estudar para as provas não terá como aplicar os seus conhecimentos. Dedique-se e crie planos de estudo que ajudem você a resumir a matéria necessária.