Colégio Martin Luther

18 maio

Projeto História de Vida

Todos os anos, o CML realiza junto aos alunos dos 2ºs anos o Projeto História da Vida, que consiste em apresentar-lhes as etapas do crescimento de um bebê, desde a fase de gestação, passando pelo nascimento e primeiros meses de vida. Além da já tradicional ida à Clínica Imagem, em Estrela, aonde eles aprendem sobre a evolução da gravidez, culminando no parto, também receberam a visita da mãe e pediatra Luciane Orlandini. Durante a visita, os alunos aprenderam sobre o papel do pediatra no nascimento dos bebês e os cuidados importantes nas primeiras semanas após o nascimento.
Mas a grande inovação deste ano ficou por conta da construção de uma chocadeira no próprio colégio, que proporcionou aos pequenos a oportunidade verem bem de pertinho a origem da vida. Esse projeto contou com a orientação da professora de ciências e consultora, Alexandra Schwingel. Com a ajuda das professoras que trouxeram ovos galados, os alunos acompanharam passo a passo a evolução e transformação do ovo em pintinho. Foram vivências muito emocionantes, como direito a visitas silenciosas ao local, tendo como iluminação apenas uma lanterna, que permitia que vissem o pintinho se mexendo dentro do ovo. O momento marcante foi quando o primeiro filhote rompeu a casca e, ainda molhado, envolto no cordão umbilical, buscou o calor da estufa para se aquecer.
Depois, foram transferidos para caixas, onde receberam alimentação adequada dos alunos. Tudo isso foi cuidadosamente registrado no diário de bordo feito pelos alunos dos  2º anos.