Colégio Martin Luther

09 jun

Projeto de leitura do EM

Na semana do dia 29 de maio, ocorreu no CML o projeto de Leitura do Ensino Médio. O livro lido foi “A arte da guerra”, de Sun Tzu.
Diversas atividades foram pensadas pelos professores, desde a criação de telas, desafios de jogos cooperativos, elaboração de jogo de estratégia, elaboração de carta informando a morte de um filho para a mãe.
A culminância do projeto foi a simulação de uma Assembleia Geral da ONU, que pretendeu discutir a Guerra Civil na Síria.
A atividades teve como objetivos permitir que os alunos compreendam fatos e interesses de escala geográfica nacional e internacional que são capazes de ocasionar conflitos armados; possibilitar a compreensão da existência da ONU e de seu funcionamento, com suas estruturas de organização interna e sua capacidade de interferência em conflitos; e ocasionar a experiência e os conhecimentos jurídicos sobre o processo de julgamentos de crimes de guerra.
A assembleia teve a participação de cinco países, pois eram cinco equipes envolvidas no projeto: Síria, Líbia, Brasil, Estados Unidos e Rússia. Cada país deveria representar a maior diversidade possível sobre: 1) os motivos do conflito civil na Síria, seu histórico e os atores envolvidos; 2) a solução que deverá ser adotada em relação ao conflito, de maneira humanitária;
A tarefa contou com a participação especial da Excelentíssima Juíza Caren Castro Pereira, do Excelentíssimo Promotor André Costa e da Excelentíssima Promotora Andrea Almeida Barros, que avaliaram a apresentação dos alunos, a qualidade de seus argumentos e suas considerações a respeito do conflito.