Colégio Martin Luther

02 set

CML – Por um Mundo Melhor

A proposta de tornar o aprendizado algo integrador, onde o aluno aprende o conteúdo por meio de vivências, é um exercício constante no Colégio Martin Luther. A interdisciplinaridade está presente no dia a dia dos alunos e projetos maiores abrigam suas extensões e se ramificam em desdobramentos de assuntos correlacionados.

Com esse propósito, a turma do 4º ano do Ensino Fundamental participou esta semana de uma importante experiência. Dentro do Projeto Estrela, que visa estudar todos os aspectos que envolvem o município – desde as raízes da colonização, até economia, geografia, urbanização, meio ambiente, entre outros – observou-se a situação do Rio Taquari, onde verifica-se a poluição provocada pelo lixo depositado às suas margens e estuda-se formas de resolver ou amenizar o quadro.

Outro projeto que integra os demais é o CML Por um Mundo Melhor, que incentiva práticas de cidadania. Todas as turmas foram desafiadas e, o 4º ano foi responsável por recolher pilhas. Para que a ação tivesse conexão com o conteúdo estudado, instigou-se os alunos a pesquisarem sobre o lixo (qual o volume, formas de aproveitamento, tempo de decomposição, etc). Na semana passada, eles visitaram a Sala Verde e receberam informações sobre a correta separação dos resíduos e coleta seletiva do município. Os alunos trouxeram consigo um folder com as datas da coleta seletiva, que foi distribuído aos colegas e aos professores, além de ser levado para casa.

Para tornar a visita ainda mais intensa e de real conscientização, eles também visitaram esta semana a Usina de Tratamento de Lixo (UTL). Nessa visita, compreenderam as etapas do lixo desde sua chegada na UTL e ficaram surpresos com a quantidade de lixo encontrada lá e, em especial, com a falta de separação correta do povo, dificultando o trabalho das pessoas que trabalham na separação. Segundo a professora, os alunos realmente saíram com uma postura de mudança e preocupados com a atual realidade, comentando que não iriam mais deixar de separar o lixo. E projeto pilhas continua. Cada sala tem o seu papa-pilha e toda sexta-feira a turma do 4º ano passa para recolher. É o CML Por um Mundo Melhor!