Colégio Martin Luther

30 ago

Atleta de Estrela ajuda a conquistar título Sulamericano

A atleta Paula Panno, da Languiru/Martin Luther/Avates, entrou para a lista das atletas da equipe estrelense que conquistaram o título Sulamericano com a Seleção Brasileira. Antes dela, Nayara, Domingas, Paula, Carla, Sabrine e Amanda já haviam realizado tal feito, ajudando o país a manter a hegemonia no continente. Junto ao título, veio a vaga para a disputa do Campeonato Mundial em 2017.

IMG-20160824-WA0000

O caminho da equipe até o título foi só de vitórias: Bolívia, Chile, Colômbia na chave. Argentina na semifinal e Peru, anfitrião da competição, na grande final. O torneio foi realizado em Lima, de 24 a 28 de agosto.

A campanha irretocável, com apenas um set perdido em cinco partidas, deu à seleção brasileira Sub-18 feminina o título do XX Campeonato Sul-Americano da categoria, décimo sexto do Brasil. Neste domingo (28.08), diante de um público de 3.500 pessoas, a equipe verde e amarela superou as peruanas, donas da casa, por 3 sets a 0 (25/16, 25/16 e 25/22), em 1h41, no ginásio Manuel Bonilla, em Lima (PER), para conquistar o lugar mais alto do pódio.

Em quadra o time do Brasil dominou a maior parte do jogo, contando com um bom saque e um bloqueio bastante eficiente (foram 17 pontos neste fundamento). Apenas no terceiro set as peruanas conseguiram dificultar bastante o passe brasileiro e abrir vantagem de cinco pontos. Ao longo da parcial as brasileiras equilibraram o jogo e reagiram até conseguir a virada e a vitória.

Paula1

A ponteira peruana Kiara Montes marcou 15 vezes e foi a maior pontuadora do confronto. Pelo lado brasileiro os destaques foram a central Daniela Seibt, com 12, e as ponteiras Mariana Bambrilla, com 11, e Julia Bergmann, com 10. “Foi uma vitória da superação. Mais de três mil pessoas aplaudiram nossa atuação. Nosso passe suportou a pressão do saque forçado e tivemos muita paciência para não errar. Fomos melhores no saque e conseguimos bloquear bem. Tenho muito orgulho desse time pela entrega para trazer o ouro para o nosso país. Não é fácil jogar nessa idade contra um ginásio lotado e fazer a partida que elas fizeram. Temos que comemorar muito esta conquista. Não posso deixar de agradecer a CBV por todo o apoio dado à nossa seleção”, declarou o treinador da equipe brasileira, Maurício Thomas.

Com a chegada à final, o Brasil já havia garantido vaga no mundial da categoria em 2017, assim como as peruanas também finalistas e, a Argentina, por ser a sede da competição. Os três países formaram o pódio, seguidos da Colômbia em quarto, Chile em quinto, Bolívia na sexta colocação, o Uruguai no sétimo lugar e a Venezuela em oitavo.

A seleção do campeonato foi dominada pelos times finalistas. As brasileiras foram a central Daniela Seibt, a ponteira Mariana Bambrilla, a oposta Mayara Silva e a central Tainara Santos eleita a jogadora mais valiosa. Completando com as peruanas Flavia Montes (central), Kiara Montes (ponteira), Nayeli Vilchez (levantadora) e Valeria Takeda (líbero).